A AP é uma empresa que desenvolve a sua actividade na área dos estudos e projectos de arquitectura paisagista em todas a suas vertentes:


- projecto de arquitectura paisagista;
- planos de ordenamento do território;
- estudos de caracterização e avaliação da paisagem;
- estudos de recuperação e integração paisagística;
- desenho e planeamento urbano;
- desenho e planeamento rural;
- avaliação de impacte ambiental



A empresa foi fundada em 1990, através da criação de uma sociedade fundada pelo arquitecto paisagista Paulo Monteiro e da qual faziam parte os arquitectos paisagistas Alexandre Cancela d'Abreu, André Espenica e Luís Cabral. Desde 1995 a gerência e direcção técnica da empresa é assegurada apenas por Paulo Monteiro, tendo os restantes fundadores seguido os seus percursos profissionais de forma individual.


Ao longo da sua existência a AP tem colaborado com diversos ateliers de arquitectura e de planeamento urbano e rural, na elaboração de variados estudos, projectos e planos de arquitectura paisagista, numa perspectiva de abordagem multidisciplinar à paisagem.


A nossa actuação tem como objectivo intervir na paisagem com respeito pelos princípios básicos da arquitectura paisagista: o respeito pelo carácter do lugar, a procura de soluções que se materializem na melhoria da qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento sustentado da paisagem e do território, a melhoria da qualidade estética e cénica da paisagem e a garantia da manutenção da sua estabilidade ecológica.


Por estas razões, a nossa abordagem à paisagem é sistémica, procurando sempre aprofundar o conhecimento sobre a forma como as paisagens funcionam no seu todo, atendendo ao papel desempenhado por cada um dos elementos da paisagem e às inter-relações biunívocas que se processam entre eles.